Estamos suicidando-nos a nós mesmos!

Publicado em 29 de janeiro de 2016 na categoria Pensamentos • Com as tags O que penso • 2 min read

Quando o sistema econômico que conhecemos foi desenvolvido, tudo parecia infinito. Ouro, diamante, carvão e todo tipo de minério, posteriormente petróleo também. A revolução industrial nasceu muito antes de conhecermos o quão pequeno nós somos no ponto do universo em que estamos localizados. Se formos pensar bem, hoje nós continuamos seguindo a mesma ideia de recursos infinitos daquela época ignorante, mesmo sabendo hoje que estes recursos que usamos são finitos. E isso pode custar caro para a humanidade!

Não digo isso a você que economiza água no banho pensando que está ajudando o planeta. A água voltará em forma de chuva, muito mais do que os minérios se renovarão. Também não digo a você que acha que no futuro vamos mudar as nossas fontes de energia para manter nossa matriz energética. Quero provocar-te à refletir sobre a exploração perigosa que nosso planeta está submetido agora a favor do lucro de grandes empresas.

Por que ainda usamos petróleo para andar de carro? Por que ainda usamos usinas termoelétricas em nosso país (atenção para a bandeira vermelha que o governo tá mudando para rosa na sua conta de luz)? Por que ainda estamos destruindo o nosso planeta consumindo os recursos que são finitos mais rápido? Será que vamos ver uma extinção do petróleo? Por pura ganancia de grandes corporações?

Você sabia que a energia solar que bate na terra em poucas horas é suficiente para manter a energia elétrica consumida em todo o planeta terra por UM ANO! Os ventos gerados pelas marés, que podem gerar energia elétrica através da eólica, são criados à partir da força mais natural do cosmos que conhecemos (por Newton), a gravidade! Isso para exemplificar duas formas de energias mais simples e sustentáveis que a humanidade conhece. Por que pagamos tão caro pela conta de luz? Por que ainda usamos carros movidos à petróleo?

Por conta dos motores a combustão dos nossos carros, estamos destruindo a nossa camada de ozônio, que é a única proteção que temos contra a radiação cósmica externa ao nosso planeta, capaz de extinguir a maioria da vida na terra. Por que nós ainda damos partida no motor do nosso carro que é letal à humanidade?

Gostaria de te chamar a atenção para optar pela energia sustentável ao invés daquela que pode extinguir a raça humana e mais uma penca de outras espécias da terra.

Se a maioria de nós (humanos) decidíssemos gastar um pouco mais com energia sustentável, nosso planeta poderia ter chance de salvar a vida humana, não apenas fazer um backupzinho dela em Marte. Será que por conta do lucro de alguns magnatas a nossa especie está condenada à extinção? Estaríamos suicidando-nos à nós mesmos?