Os segredos da mente milionária

Publicado em 16 de março de 2017 na categoria Livros • Com as tags O que leio • 5 min read

Conheço muita gente que está com as finanças indo de mal a pior. Eu mesmo já me vi em situações bem ruins financeiramente. Mas por que deixamos as contas sairem do controle? Qual a raiz do problema?

O livro Os segredos da mente milionária aprofunda esse assunto apresentando o conceito de modelo de dinheiro – um conjunto de crenças que cada um de nós alimenta desde a infância e que molda a forma como lidamos com o dinheiro.

Os segredos da mente milionária

Além disso, o livro é mais sobre riqueza emocional do que riqueza financeira. O princípio do livro é que a sua vida financeira é um reflexo da sua mente. E se você quer mudar de vida financeira, essa mudança tem que começar dentro de você. Trocando a sua mentalidade, que te trouxe a situação atual, pela forma como os ricos pensam sobre dinheiro.

O exterior é resultado do interior

Existem vários fatores que podem influenciar a sua vida financeira. A gente logo pensa em fatores externos, como crise financeira de um país, alta de juros, etc. Mas o autor nos mostra que os fatores internos na nossa mente é tão importante quanto os fatores externos.

Você já deve ter visto ou ouvido casos de pessoas que ficaram milionárias e perderam tudo. Também deve conhecer alguma história de alguém que perdeu tudo e depois conquistou um patrimônio gigantesco. Um grande exemplo é o atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Que perdeu toda a sua fortuna e reconquistou cada centavo e ainda mais.

O motivo disso é a forma como a mente da pessoa está preparada para lidar com o dinheiro. Você pode ter uma mente milionária ou uma mente pobre. E é isso que vai determinar o seu futuro financeiro, independente da sua situação financeira atual.

O que acontece no seu exterior é resultado do que está no seu interior. Entender isso é muito importante para percebermos a situação que cada um de nós vive hoje.

Se você está com falta de dinheiro, perceba que este não é o problema de fato, este é o sintoma. Mais dinheiro não vai resolver o seu problema. Por causa da configuração da sua mente, do seu mindset, receber mais dinheiro pode até resolver a falta de dinheiro do momento (o sintoma), mas você voltará a ficar sem dinheiro, pois é assim que a sua mente está configurada.

Você pode ter uma mente negativa, uma mente de alguns reais na conta, uma mente de cententas, milhares, milhões ou bilhões, como é o caso de Donald Trump.

Com o passar do tempo a sua realidade tende a convergir para o que está na sua mente.

Se você ganhou na loteria, mas tem uma mente pobre, você voltará a ser pobre. Se você perdeu todo seu patrimônio e tem uma mente milionária, você voltará a ser milionário.

Simples assim.

Modelo de dinheiro

O autor T. Harv Eker apresenta no livro o que ele chama de Modelo de dinheiro, que é basicamente a configuração mental de uma pessoa com relação ao dinheiro.

Essa configuração é criada desde a infância, com experiências que tivemos, os ensinamentos que recebemos de nossos pais, alguma situação especifica que aconteceu na nossa vida, a cultura em que estamos inseridos, midia, religião, etc. A forma como a nossa mente foi moldada define o nosso futuro financeiro.

O autor chama cada item que compõe o nosso modelo de dinheiro de arquivos de dinheiro. Esses arquivos são, na verdade, as respostas automaticas que nosso subconsciente dá para questões relacionadas ao dinheiro. Nossos hábitos mentais. O que foi programado na nossa mente durante toda a nossa vida, principalmente na infância. E agora rege as nossas decisões financeiras sem percebermos.

Sempre que vamos tomar uma decisão que envolve dinheiro, nosso subconsciente decide com base no que está enraizado na nossa mente em relação ao assunto dinheiro.

Os 17 Arquivos de Riqueza

Se você tem hábitos financeiros ruins, você está condenado a viver na pindaíba. Mas se você tem bons hábitos financeiros, você será rico com certeza.

Mas como posso mudar os meus hábitos financeiros?

O livro nos apresenta um método para reprogramar o modelo mental de dinheiro que temos. Na linguagem do autor, o método é basicamente remover os arquivos antigos que nos trouxe a situação atual da nossa vida e talvez não façam mais sentido para nós, e criar arquivos novos que compõe a mente de um milionário.

São indicados 17 arquivos de riqueza que distinguem os ricos das demais pessoas. São itens muito importantes para mudarmos os nossos modos de pensar e agir em relação ao dinheiro.

Aliás, a maior parte do livro é sobre estes 17 arquivos de riqueza.

Em resumo, alguns desses princípios fundamentais são:

  • Ou você controla o seu dinheiro ou ele controlará você.
  • O hábito de administrar as finanças é mais importante do que a quantidade de dinheiro que você tem.
  • A sua motivação para enriquecer é crucial: se ela possui uma raiz negativa, como o medo, a raiva ou a necessidade de provar algo a si mesmo, o dinheiro nunca lhe trará felicidade.
  • O segredo do sucesso não é tentar evitar os problemas nem se livrar deles, mas crescer pessoalmente para se tornar maior do que qualquer adversidade.
  • Os gastos excessivos têm pouco a ver com o que você está comprando e tudo a ver com a falta de satisfação na sua vida.

Cada princípio apresenta a forma rica de pensar e expõe a forma pobre. Se você identificar que pensa como pobre, crie estratégias para aniquilar esse arquivo ruim de dinheiro e instalar na sua mente o arquivo de riqueza que é como os ricos pensam.

Minhas considerações finais

Eu gostei muito de ler este livro.

Embora a linguagem do autor seja bastante de auto-ajuda, com declarações e afirmações em voz alta, etc. Gostei bastante do conteúdo do livro.

As decisões que tomamos automaticamente no nosso subconsciente estão diretamente relacionadas com o que está enraizado na nossa mente e não percebemos.

Acordar animado ou não para trabalhar, decidir comprar ou não alguma coisa que não contribui para alcançarmos o nosso objetivo são exemplos de decisões que tomamos automaticamente no nosso interior, sem pensar.

E essas decisões são fortes!

Nada segura uma mulher querendo comprar uma bolsa que combina com o sapato que ela comprou a uma semana. Mesmo que ela já esteja endividada até o pescoço!

Concordo com o autor que mudar a mente é o primeiro passo para mudar a realidade financeira que vivemos.

Ficou interessado na leitura deste livro?

Você pode comprá-lo no site da amazon no link abaixo:

Boa leitura!