Trabalhe 4 Horas por Semana

Publicado em 11 de fevereiro de 2018 na categoria Livros • Com as tags O que leio • 4 min read

Acabei de ler o livro Trabalhe 4 Horas por Semana e gostei muito do conteúdo. Neste post vou resumir o que achei do livro e os pontos que considerei importante.

O título desse livro é o sonho de muita gente. Nem precisava ser só 4 horas por semana, trabalhar umas 20 horas na semana já estava bom. Concorda?

Este livro é um grande quebrador de paradigmas, apresentando formas de fujir da rotina, oferecendo maneiras de trabalhar em qualquer lugar e mostrando o caminho da criação/automação de negócios que o autor chama de "musa" para possibilitar o enriquecimento, mesmo trabalhando menos e de qualquer lugar.

Livro Trabalhe 4 Horas por Semana

A leitura deste livro não será tranquila se você mantiver a mentalidade que a maioria tem sobre carreira:

  • Estudar bastante, fazer uma boa facudade;
  • Conseguir um bom emprego e trabalhar 8 horas por dia;
  • Aposentar após 30-40 anos de trabalho;
  • Ter tempo para fazer o que quiser e realizar seus sonhos na "melhor idade".

O autor Timothy Ferris questiona o velho conceito de carreira em que trabalhamos por 40 anos e depois vamos viver os "melhores dias" de nossas vidas na aposentadoria. No momento da nossa vida em que não temos mais tanta energia, força, saúde, etc.

Será que precisamos mesmo esperar chegar a aposentadoria para aproveitar a vida? E se tivéssemos a possibilidade de viver "mini-aposentadorias" ao longo da vida e não apenas no final?

Para ler bem Trabalhe 4 Horas por Semana é necessário abrir a mente para entender o que o autor pensa sobre o modelo "normal" de carreira e aposentadoria.

Muito além do pensamento de trabalhar pouco, Trabalhe 4 Horas por Semana nos faz refletir sobre onde estamos gastando o nosso bem mais precioso: o tempo.

Será que estamos fazendo o que sonhamos fazer quando éramos crianças? Estamos realizando os nossos sonhos?

Se olharmos para a nossa rotina, o nosso dia-a-dia, estamos passando tempo de qualidade com as pessoas que amamos, fazendo o que gostamos, sem prejudicar o crescimento da nossa carreira e negócios?

O livro começa nos fazendo pensar nestas perguntas e continua com um diagnóstico que serve para a maioria das pessoas que trabalham 8-9 horas (ou mais) em um escritório.

Principalmente nos dias atuais em que o trabalho importante é o intelectual, ao invés trabalho repetitivo da antiga revolução industrial, trabalhar 8 horas em um dia não significa que você usou bem seu tempo.

A aplicação de conceitos como O Princípio 80/20 nos faz perceber que estamos gastando a maior parte do nosso tempo e energia para resolver os problemas que menos geram resultado. Estar atendo para identificar estes sugadores de tempo que não valem a pena é o primeiro passo para otimizar a sua vida.

Com todas as distrações que nos bombardeiam diariamente e com tantos assuntos para nos informarmos, acabamos ficando perdidos e, no final das contas, produzindo menos, por não termos foco.

Uma das coisas que mais gostei do livro foi a dieta de informações.

Neste mundo tão conectado, consumir informação virou um vício, assim como vício por comida, bebida, cigarro, etc.

Se controlar para não acessar o e-mail ou as redes sociais é uma ótima forma de otimizar o trabalho e também melhorar a qualidade do tempo que passamos com as pessoas que amamos.

Se conseguirmos otimizar o tempo gasto trabalhando focado, é possível trabalhar menos horas e aumentar o nosso valor/hora.

Essa "sacada" de melhorar a qualidade do trabalho com foco é utilizada pelo autor para criar uma fórmula de conseguir que o seu chefe aceite que você trabalhe remoto. Como? Em casa você foca e trabalha muito bem. No escritório da empresa, você não consegue focar em meio a tantas reuniões e interrupções e não consegue produzir tão bem. Simples assim.

Mas para alcançar esse objetivo de trabalhar onde quiser tem uma estratégia que o autor explica no livro. Alguns pontos importantes deste preparo para a liberdade são:

  • Como recusar reuniões.
  • Como forçar as pessoas a enviarem e-mails ao invés de ligar.
  • Como otimizar a utilização de e-mails.
  • Como forçar a pessoa que está te interrompendo a ser objetiva.
  • Como propor 1 dia de home-office para o seu chefe e mostrar que vale a pena.
  • etc.

Aí vem uma sacada top: podendo trabalhar em qualquer lugar do mundo, você pode morar em um lugar em que o custo de vida é muito menor.

Imagina a economia e a qualidade de vida que seria trabalhar para uma empresa nos Estados Unidos, ganhando em Dollar, e morar no interior da Argentina, gastando em Pesos.

Subindo o nível da otimização do tempo de trabalho. O livro apresenta alguns princípios para conseguir trabalhar menos e ganhar mais. Apresento os dois princípios que considerei mais importantes

  • Eliminação: Basicamente é a aplicação do Princípio 80/20. Eliminar os 80% de atividades que dão mais trabalho e geram apenas 20% dos resultados.
  • Delegação: Quem disse que é você quem tem qua fazer tudo? Você pode delegar a maioria das tarefas que você faz hoje, pagando menos.

O livro apresenta o nível de delegar até a leitura de e-mails além da utilização de Agentes Virtuais do outro lado do mundo, como secretários particulares por um custo baixíssimo, para nos servir como substitutos na maioria das situações.

Eu não cheguei ao nível de delegar a caixa de entrada do meu e-mail pessoal, mas tenho aplicado a terceirização em muitas tarefas que eu fazia, mas podiam ser terceirizadas.

São apresentadas ferramentas para dar suporte às propostas do livro, embora o livro já não seja mais tão novo e existam novas ferramentas que o autor não cita, como softwares de acesso remoto a computadores.

Enfim, se você se familiarizou com a ideia do livro, e gostaria de mudar de vida para ter mais liberdade de tempo e espaço, indico fortemente a leitura deste livro.

Ficou interessado?

Você pode comprá-lo no site da amazon no link abaixo:

Boa leitura!