Os segredos da mente milionária
Publicado em 16 de março de 2017 na categoria Livros • Com as tags O que leio • 11 min read
Conheço muita gente que está com as finanças indo de mal a pior. Eu mesmo já me vi em situações bem ruins financeiramente. Mas por que deixamos as contas sairem do controle? Qual a raiz do problema?
O livro Os segredos da mente milionária aprofunda esse assunto apresentando o conceito de modelo de dinheiro – um conjunto de crenças que cada um de nós alimenta desde a infância e que molda a forma como lidamos com o dinheiro.
Além disso, o livro é mais sobre riqueza emocional do que riqueza financeira. O princípio do livro é que a sua vida financeira é um reflexo da sua mente. E se você quer mudar de vida financeira, essa mudança tem que começar dentro de você. Trocando a sua mentalidade atual que te trouxe a situação atual, pela forma como os ricos pensam sobre dinheiro.
O exterior é resultado do interior
Existem vários fatores que podem influenciar a sua vida financeira. A gente logo pensa em fatores externos, como crise financeira de um país, alta de juros, inflação, etc. Mas o autor nos mostra que os fatores internos na nossa mente é tão importante quanto os fatores externos.
Você já deve ter visto ou ouvido casos de pessoas que ficaram milionárias e perderam tudo. Também deve conhecer alguma história de alguém que perdeu tudo e depois conquistou um patrimônio gigantesco. Um grande exemplo é o atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Que perdeu toda a sua fortuna e reconquistou cada centavo e ainda mais.
O motivo disso é a forma como a mente da pessoa está preparada para lidar com o dinheiro. Você pode ter uma mente milionária ou uma mente pobre. E é isso que vai determinar o seu futuro financeiro, independente da sua situação financeira atual.
O que acontece no seu exterior é resultado do que está no seu interior. Entender isso é muito importante para percebermos a situação que cada um de nós vive hoje.
Se você está com falta de dinheiro, perceba que este não é o problema de fato, este é o sintoma. Mais dinheiro não vai resolver o seu problema. Por causa da configuração da sua mente, do seu mindset, receber mais dinheiro pode até resolver a falta de dinheiro do momento (o sintoma), mas você voltará a ficar sem dinheiro, pois é assim que a sua mente está configurada.
Você pode ter uma mente negativa, uma mente de alguns reais na conta, uma mente de cententas, milhares, milhões ou bilhões, como é o caso de Donald Trump.
Com o passar do tempo a sua realidade tende a convergir para o que está na sua mente.
Se você ganhou na loteria, mas tem uma mente pobre, você voltará a ser pobre. Se você perdeu todo seu patrimônio e tem uma mente milionária, você voltará a ser milionário.
Simples assim.
Modelo de dinheiro
O autor T. Harv Eker apresenta no livro o que ele chama de Modelo de dinheiro, que é basicamente a configuração mental de uma pessoa com relação ao dinheiro.
Essa configuração é criada desde a infância, com experiências que tivemos, os ensinamentos que recebemos de nossos pais, alguma situação especifica que aconteceu na nossa vida, a cultura em que estamos inseridos, midia, religião, etc. A forma como a nossa mente foi moldada define o nosso futuro financeiro.
O autor chama cada item que compõe o nosso modelo de dinheiro de arquivos de dinheiro. Esses arquivos são, na verdade, as respostas automaticas que nosso subconsciente dá para questões relacionadas ao dinheiro. Nossos hábitos mentais. O que foi programado na nossa mente durante toda a nossa vida, principalmente na infância. E agora rege as nossas decisões financeiras sem percebermos.
Sempre que vamos tomar uma decisão que envolve dinheiro, nosso subconsciente decide com base no que está enraizado na nossa mente em relação ao assunto dinheiro.
Os 17 Arquivos de Riqueza
Se você tem hábitos financeiros ruins, você está condenado a viver na pindaíba. Mas se você tem bons hábitos financeiros, você será rico com certeza.
Mas como posso mudar os meus hábitos financeiros?
O livro nos apresenta um método para reprogramar o modelo mental de dinheiro que temos. Na linguagem do autor, o método é basicamente remover os arquivos antigos que nos trouxe à situação atual da nossa vida e talvez não façam mais sentido para nós, e criar arquivos novos que compõe a mente de um milionário.
São indicados 17 arquivos de riqueza que distinguem os ricos das demais pessoas. São itens muito importantes para mudarmos os nossos modos de pensar e agir em relação ao dinheiro.
Aliás, a maior parte do livro é sobre estes 17 arquivos de riqueza.
Fiz um resumo de cada um desses arquivos de riqueza com as minhas considerações.
-
As pessoas ricas acreditam na seguinte ideia: "Eu crio a minha própria vida." As pessoas de mentalidade pobre acreditam na seguinte ideia: "Na minha vida, as coisas acontecem." Os ricos assumem o controle e a responsabilidade pelas próprias vidas, os pobres não. Os pobres muitas vezes se fazem de vítima, colocam a culpa em algo ou alguém, sempre tem uma justificativa por serem pobres e vivem se queixando. Os ricos compreendem que estão na situação atual por culpa ou mérito próprio.
-
As pessoas ricas entram no jogo do dinheiro para ganhar, as pessoas de mentalidade pobre entram no jogo do dinheiro para não perder. O pobre tem a mentalidade financeira de apenas sobreviver, pagar as contas em dia e ter uma certa segurança. Os ricos querem conquistar uma enorme fortuna para usá-la da melhor forma possível. Quanto mais dinheiro, melhor. E isso não é ganância, é ambição.
-
As pessoas ricas assumem o compromisso de serem ricas. As pessoas de mentalidade pobre gostariam de ser ricas. Compromisso: essa palavra resume o 3° arquivo de riqueza. Você precisa entender a diferença entre querer ser rico, decidir ser rico e ter compromisso com ser rico. Tem muita diferença entre esses três pensamentos! Este último nos traz à realidade de que o fracasso não é uma opção. Você se compromete a ser rico incondicionalmente! Um principio de riqueza que me chamou atenção neste capitulo é: "Se você não está verdadeira e plenamente determinado a fazer fortuna, o mais provável é que não a obtenha mesmo."
-
As pessoas ricas pensam grande. As pessoas de mentalidade pobre pensam pequeno. Você gera valor na sociedade? Gera valor pra quantas pessoas? 10, 20, centenas, milhares, milhões? A sua mentalidade deve ser gerar muito valor para o maior número possível de pessoas. Não limite o seu potencial a ajudar apenas algumas pessoas, por medo ou por se achar incapaz. Você deve querer alcançar muitas pessoas, milhões, bilhões, todas as pessoas do mundo se possível! Se você pensar grande e ir atrás dos seus sonhos, você terá tudo para ter sucesso na vida.
-
As pessoas ricas focalizam oportunidades. As pessoas de mentalidade pobre focalizam obstáculos. As pessoas pobres são pessimistas, sempre pensam no risco, e já entram em um negocio achando que vai dar errado. As pessoas ricas focalizam no sucesso e se comprometem a fazer os negócios darem certo. O autor diz varias vezes: aquilo que você focaliza, se expande. Logo, se você focaliza sua mente para o sucesso, ganho, fortuna, tudo isso se expande na sua vida. Mas se você focaliza dificuldades, problemas, dívidas, elas vão se multiplicar na sua vida.
-
As pessoas ricas admiram outros indivíduos ricos e bem-sucedidos. As pessoas de mentalidade pobre sentem ressentimento, ciúme e inveja de quem é rico e bem-sucedido. Se vc quer ser uma pessoa boa, mas considera os ricos maus, você nunca será rico. Você não precisa ser pobre pra ser humilde, piedoso, caridoso e generoso. Se você for rico você poderá ajudar muito mais pessoas. Portanto, devemos sim almejar ser ricos. Além disso, você não pode imaginar a quantidade de dinheiro dos ricos que sustenta as obras de caridade em todo o mundo. Se você é bom, enriquecer só vai te ajudar a fazer mais o bem. É nosso dever buscar a riqueza para potencializar o bem que fazemos para alcançar muito mais pessoas.
-
As pessoas ricas buscam a companhia de indivíduos positivos e bem-sucedidos. As pessoas de mentalidade pobre buscam a companhia de indivíduos negativos e fracassados. Você é a média das 5 pessoas que você mais convive. Isto diz tudo sobre esse princípio. Os ricos não entram para clubes de alta classe só pra jogar golfe, mas também para estar em contato com outros indivíduos bem-sucedidos. Talvez você pense, "mas eu não conheço nenhum rico, milhonario, bem-sucedido". Chamo a sua atenção para o fato de você não precisar estar pessoalmente em contato com algumas pessoas, elas não precisam nem te conhecer, na verdade. Você pode eleger alguns tutores e aprender muito com eles. Consuma conteúdo dessas pessoas. Minha sugestão: conheça a plataforma meusucesso.com
-
As pessoas ricas gostam de se promover. As pessoas de mentalidade pobre não apreciam vendas nem autopromoção. Me identifico muito com este item. Caramba! Eu nunca fui vendedor! Percebi que nunca gostei de vender e o livro me mostrou que eu tinha uma imagem de que quem vende é chato ou enganador. Puro preconceito meu. Acabei descobrindo que se eu acredito no que eu faço eu devo querer que meu produto ou serviço chegue ao maior número de pessoas e não é errado cobrar por isso. Se eu posso ajudar, não é justo privar as pessoas da minha solução para os problemas delas. E vender é uma forma de manter o negócio sustentável. Se você busca a sustentabilidade do negócio ao invés de "apenas lucrar", você está no caminho certo. É importante compreender a diferença entre ambição e ganância . Devemos ter ambição por ajudar o maior número de pessoas com o nosso negócio! Ganância, a "visão cega" por apenas dinheiro, é ruim.
-
As pessoas ricas são maiores do que os seus problemas. As pessoas de mentalidade pobre são menores dos que os seus problemas. Este arquivo de riqueza é apenas uma questão de foco. O seu foco não deve estar no tamanho do problema, mas sim na sua capacidade de superá-lo. O mesmo problema pode ter tamanhos diferentes para pessoas diferentes. Às vezes o problema que nós achamos quase impossível de ser superado, para uma pessoa que tenha a mentalidade maior que este problema, ele passa a ser apenas um probleminha, e para outras pessoas em um nível maior ainda, esse deixa até de ser um problema e passa a ser um mero item a ser resolvido no dia-a-dia, como escovar os dentes, ou dirigir. Todos nós temos a capacidade de sermos maiores que nossos problemas, só precisamos focalizar essa capacidade ao invés dos problemas. Uma frase que me chamou atenção neste ponto do livro: a sua riqueza cresce na mesma medida que você. Então, se conseguimos resolver grande problemas, significa que estamos maiores que eles e, consequentemente, a riqueza acompanhará este crescimento.
-
As pessoas ricas são excelentes recebedoras. As pessoas de mentalidade pobre são péssimas recebedoras. Junto com o arquivo de riqueza número 8, este aqui também me fez refletir bastante a forma como considerava meus trabalhos. Eu nunca acho que gero o valor necessário pela recompensa que recebo. Eu sou péssimo pra colocar preço no meu trabalho, serviço ou produto. Enfim, o fato é que temos que aceitar as recompensas, nos considerarmos merecedores de tudo que conquistarmos e, principalmente, devemos estarmos dispostos a receber tudo o que chegar até nós. Uma frase que me chamou a atenção neste tópico é: "aquele que não se dispõe a receber “rouba” quem quer lhe dar algo. Recusar-se a receber é negar ao outro a alegria e o prazer da doação, é fazê-lo infeliz."
-
As pessoas ricas preferem ser remuneradas por seus resultados. As pessoas de mentalidade pobre preferem ser remuneradas pelo tempo que despendem. Esse princípio eu já aprendi faz tempo. Odeio vender meu tempo! Por isso trabalho com gosto fora do horário "normal" pra construir negócios que me sustentem. Estes são totalmente proporcionais ao rendimento do meu esforço, não ao tempo que gasto. Sobre este assunto indico fortemente a leitura de outro livro: Pai Rico, Pai Pobre
-
As pessoas ricas pensam: "Posso ter as duas coisas" As pessoas de mentalidade pobre pensam: "Posso ter uma coisa ou outra" Muitas pessoas pensam que enriquecer exclui outras coisas da vida, como felicidade, saúde, convivência com entes queridos, etc. As pessoas ricas acredita ser possível ter tudo isso e também enriquecer. Uma coisa não exclui a outra!
-
As pessoas ricas focalizam seu patrimônio líquido. As pessoas de mentalidade pobre focalizam o seu rendimento mensal. A mentalidade pobre acha que rico é quem ganha bem, tem bons rendimentos. Mas a mente milionária acredita que o mais importante é o patrimônio líquido, que é construído com 4 pilares: aumentar os seus rendimentos, engordar a sua poupança, elevar o retorno dos seus investimentos e diminuir os gastos pessoais , simplificando o seu estilo de vida.
-
As pessoas ricas administram bem o seu dinheiro. As pessoas de mentalidade pobre administram mal o seu dinheiro. Simples, só enriqueceremos se administrarmos bem o nosso dinheiro, principalmente se não estamos tendo muito dinheiro pra ser administrado. Duas frases interessantes que tirei desse tópico são: “Você não terá mais até provar que é capaz de lidar com o que já possui.” e "o hábito de administrar o dinheiro é mais importante do que a quantidade de dinheiro que você tem." Por fim, não é necessário ter muito dinheiro para comecar a administrar. Se você tem 1 real, admnistre-o.
-
As pessoas ricas põem o seu dinheiro para dar duro para elas. As pessoas de mentalidade pobre dão duro pelo seu dinheiro. É fácil ver isso. A maioria das pessoas ralam a vida toda e vivem devendo, gastam mais do que ganham, independente da quantidade. Os ricos, trabalham duro, mas invés de torrar o suado dinheiro, eles investem para não precisar trabalhar no futuro.
-
As pessoas ricas agem apesar do medo. As pessoas de mentalidade pobre deixam-se paralisar pelo medo. Esse arquivo de riqueza mostra o quanto é importante não deixar que os nossos medos nos dominem. As pessoas ricas também têm medos, mas elas os enfrenta e agem mesmo assim. Achei interessante a parte que diz que somos do tamanho do nossa zona de conforto. E que precisamos estar o tempo todo expandindo ela. Ou seja, indo para a zona de desconforto. Estar na zona de desconforto é estar crescendo, expandindo a zona de conforto.
-
As pessoas ricas aprendem e se aprimoram o tempo todo. As pessoas de mentalidade pobre acreditam que já sabem tudo. Isso é básico. Temos que aprender e nos aprimorar o tempo todo e aprender com quem é bom no assunto. Com quem está onde você quer chegar. Mesmo que pareça impossível você chegar lá. Gostei dessa frase: "Todo mestre já foi um desastre." Não importa se você não sabe nada de um assunto. Se você se dedicar, sair da sua zona de conforto e estudar, você consegue qualquer coisa.
Cada arquivo de riqueza apresenta a forma rica de pensar e expõe a forma pobre. Se você identificar que pensa como pobre, crie estratégias para aniquilar esse arquivo ruim de dinheiro e instalar na sua mente o arquivo de riqueza que é como os ricos pensam.
Minhas considerações finais
Eu gostei muito de ler este livro.
Embora a linguagem do autor seja bastante de auto-ajuda, com declarações e afirmações em voz alta, etc. Gostei bastante do conteúdo do livro.
As decisões que tomamos automaticamente no nosso subconsciente estão diretamente relacionadas com o que está enraizado na nossa mente e não percebemos.
Acordar animado ou não para trabalhar, decidir comprar ou não alguma coisa que não contribui para alcançarmos o nosso objetivo são exemplos de decisões que tomamos automaticamente no nosso interior, sem pensar.
E essas decisões são fortes!
Nada segura uma mulher querendo comprar uma bolsa que combina com o sapato que ela comprou a uma semana. Mesmo que ela já esteja endividada até o pescoço!
Concordo com o autor que mudar a mente é o primeiro passo para mudar a realidade financeira que vivemos.
Ficou interessado na leitura deste livro?
Você pode comprá-lo no site da amazon no link abaixo:
Boa leitura!